Origem
As origens do Curso de Bacharelado em Engenharia de Computação (e-Comp) da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) da Universidade de Pernambuco (UPE) remontam à criação do Curso de Especialização em Sistemas Computacionais, em finais de 1998. Um ano depois, o mesmo teve seu funcionamento autorizado por resolução do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UPE, Resolução CEPE 16, de 31 de maio de 1999, e está sob responsabilidade de execução acadêmica da POLI e supervisão da UPE.
Dada a magnitude que o Curso de Engenharia da Computação tomou dentro da Escola, rapidamente, surgiu a necessidade de criação de um Departamento próprio, até então vinculado ao Departamento de Elétrica. Nesse sentido o primeiro passo foi dado em junho de 2002, quando o Departamento de Sistemas Computacionais (DSC) foi reconhecido no âmbito da Escola Politécnica, passando, inclusive, a ter assento nos órgãos colegiados com direito a voto. O nome do Departamento veio como homenagem ao Curso que iniciou todo o processo – Sistemas Computacionais.
Posteriormente, o time DSC criou um segundo curso – o curso de Sistemas de Informação – no Campus Caruaru, e foi reconhecido como departamento independente em 13 de setembro de 2004. Neste mesmo ano foram graduados seus primeiros egressos – Bacharéis em Engenharia de Computação.
No ano 2008, para ajustar-se ao novo estatuto da UPE, o curso passou por uma serie de transições normais para um curso “vivo” e em pleno amadurecimento, onde podemos destacar tanto a mudança no nome do curso de DSC para ‘e-Comp’ como uma grande transformação no seu quadro docente.
Perfil Curricular
A partir do ano 2012, o curso adotou uma nova matriz curricular (CP11) para atender as Diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) que regiam os cursos de Engenharia da Computação. Em 2021, o curso iniciou sua mais nova matriz curricular CP21, inicialmente denominada CP17. Mais detalhes são apresentados na página de Perfis Curriculares do curso.

Atualmente o curso conta com um total de 23 professores (veja a lista de Docentes) dedicados ao ciclo Profissional, todos com formação Doutoral em Ciências e Engenharia da Computação, Física, Engenharia Elétrica e Eletrônica, permitindo cobrir de maneira idônea os assuntos sugeridos pelas diretrizes do MEC.
Avaliação Curricular
Assim, com uma estrutura organizacional bem definida e profissionais dedicados, o time de computação tem dado muitos passos firmes e relevantes na direção da excelência e relevância acadêmico-científica. No último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), o nosso curso e-Comp foi avaliado com conceito preliminar muito bom, (CPC= 4, nota 4 de 5). Um conceito equivalente (muito bom) foi dado nos últimos anos pelo Guia do Estudante da Editora Abril (4 estrelas (muito bom) de 5 possíveis.)

Pós-Graduação
Não podemos deixar de destacar quatro motivos de orgulho para nosso grupo e-Comp, os programas de Pós-Graduação Strictu-Sensu (mestrado e doutorado): o mestrado e o doutorado acadêmico em Engenharia de Computação (PPGEC), o mestrado e o doutorado acadêmico em Engenharia de Sistemas (PPGES), cujas primeiras defesas de mestrado aconteceram no 2008 e 2012, respetivamente.

Além da Pós-Graduação Strictu-Sensu, podemos destacar o papel do e-Comp na criação de cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu, como o curso de Especialização em Ciência de Dados e Analytics, que demonstra a capacidade do corpo docente do e-Comp de participar não só na formação de profissionais qualificados, mas também no aperfeiçoamento profissional.